Os paulistas Cadu Bonini e Wallace Martins disputaram a final do F-Ford Festival, evento que é uma dos símbolos do circuito de Brands Hatch e é considerado uma das provas mais tradicionais do automobilismo britânico. A prova final interrompida na quarta volta por causa de uma tempestad e o norte-americano Max Esterson, de 19 anos foi declarado vencedor. Ainda que tenha perdido a relevância dos tempos em que a lista de inscritos chegava a duas dezenas de inscritos e o vencedor era apontado como futuro piloto de F-1, a competição vive um renascimento importante: dois ex-vencedores, o brasileiro Roberto Moreno e o belga Marc Goossens, que venceram o Festival em 1980 e 1991, respectivamente, foram convidados de honra da disputa realizada no último fim de semana.
A lista de inscritos deste ano reforça a tendência de renascimento do evento criado em torno de uma categoria de baixo custo, lançada nos anos 1960. Essa característica também contribui para tanto, reflexo dos altos custos inerentes à disputar com chances de vitórias categorias de aceso como o kart e as fórmulas de base. Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e o Brasil apoiaram a participação de pilotos através de um programa conhecido como Team Scholarship. Wallace Martins foi o brasileiro contemplado com essa vaga. Ele apostou em uma corrida sob chuva, mas certamente não esperava que fosse algo tão forte. Wallace, piloto revelado nas competições brasileiras de F-Vee, ficou em 13o. lugar na final, imediatamente atrás de Cadu Bonini, kartista de apenas 16 anos que teve como coach o próprio Roberto Moreno. Após a prova, Bonini fez um balanço positivo de sua estreia nos monopostos:
“Em duas voltas, saímos de 19º e terminamos em 12º. Então, foi muito bom. Fiz muitas ultrapassagens e, com certeza, conseguiria estar mais à frente. Mas, no geral, estou muito feliz. Foi uma experiência incrível, vou levar muito conhecimento, tanto para minha vida profissional quanto fora das pistas.
A bateria final foi interrompida na quarta volta devido a uma forte tempestade, sendo que a classficação final foi dada em função das posições ocupadas na segunda volta pelo circuito Indy, que mede 1,94 km.
Resultados
- Max Esterson (EUA), Ray GR18, 2 voltas em 1’50″313
- Joey Foster, Firman (Inglaterra), a 0″318
- Jordan Dempsey (Irlanda), Spectrum 011C, a 0″555
- Thomas Schrage (EUA), Ray GR18, a 2″541
- Brandon McCaughan (Irlanda do Norte), Van Diemen JL13, a 3″954
- Chris Middlehurst (Inglaterra), Van Doemen LA10, a 3″997
- Niall Murray (Irlanda) Van Diemen BD22, a 4″813
- Lucas Tomanek (Inglaterra), Van Diemen JL13, 5″047
- Jeremy Fairbairn (EUA) Spectrum KMR, a 5″361
- Morgan Quinn (Irlanda), Van Diemen RF99, a 5″683
- Kevin Foster (Canadá), Ray GR15, 6″065
- Cadu Bonini (Brasil), Spectrum KMR, a 6″443
- Wallace Martins (Brasil), Swift SC20, a 7″580
- Ivor McCullough (Irlanda do Norte), Van Diemen, a 7″655
- William Fergunson (Inglaterra), Ray GR17, a 7″802