Criada para incentivar a participação de construtores e preparadores de carros de competição, a categoria Open Paulista (foto de abertura/Edmar Salgueiro) adota um regulamento bastante abrangente, característica que traz para as provas do Campeonato Paulista de Automobilismo propostas das mais variadas. Na quinta etapa do torneio modelos de turismo como carros de chassi tubular, como o Chevrolet Cruze Giaffone de Stock Car, e de série como VW Gol, com preparação livre, alinharam ao lado de protótipos Moro, MRX (ambos fabricados no Rio Grande do Sul) e versões do Spyder (fabricados em São Paulo). Cada desses carros mostraram versões desenvolvidas a partir das especificações originais. Além de distintas estruturas tubulares e monobloco, o Open Paulista também engloba motores Chevrolet V8, VW AP de 8 válvulas (como no Spyder de Estevão Alexandre) e 16 válvulas, Ford Duratec e Opel.
Confira os resultados das duas corridas
Primeira corrida
1) #25 Ney Faustini, Chevrolet Cruze Giaffone V8, 15 voltas em 29’20”603
2) #74Ricardo Furquim, MRX Opel Spiess 2.1, a 3”478
3) #72 Carlos Antunes, MRX Opel 2.0, a 3”478
4) #6 Caio Lacerda, Spyder VW AP 2.1, a 8”651
5) #212 Gabriel Vallone, Chevrolet Cruze Giaffone V8 a 27”635
6) #94 Cristiano Camargo, Spyder, a 1’5”707
7) #13 Rafael Gimenez, VW Gol 2.0 a 1’36”2666
8) #18 Estevão Alexandre, Spyder AP 2.0, a uma volta
9) #12 Mauro Kern, MCR VW AP 2.0, a uma volta
10) #37 Giovani de Almeida, Spyder Ford Duratec 2.1, a 3 voltas
Não classificados:
#31 Ciro Paciello, MRX Ford Duratec 2.3
#77 Esdras Soares
Melhor volta: Ney Faustini, 1’44″439, média de 148,531 km/h
Segunda corrida
1) #31 Leandro Guerra, MRX Ford Duratec 2.3, 15 voltas em 25’44”503
2) #72 Yuri Antunes, MRX Opel 2.0, a 1 volta
3) #74 José Carlos Tinoco, MRX Opel Spiess 2.1
4) # 18 Estevão Alexandre, Spyder AP 2.0
5) #6 Giovani Almeida, Spyder VW AP 2.1
6) #94 Cristiano Camargo, Spyder, a duas voltas
7) #13 Rafael Gimenez, VW Gol
8) #37, Caio Lacerda, Spyder Ford Duratec 2.1, a três voltas
Não classificados:
#25, Ney Faustini, Chevrolet Cruze Giaffone V8,
#212, Carlos Valone, Chevrolet Cruze Giaffone V8
#12, Mauro Kern, MCR VW AP 2.0
Melhor volta: Leandro Guerra, 1’40″457, média de 154,418 km/h