Com pole position e Igor Costa, vitórias de Moraes e ótima disputa de novos pilotos, início da temporada 2024 mostra renovação na categoria.
F1600: Oscar Moraes leva as duas na abertura da temporada
Com pole position e Igor Costa, vitórias de Moraes e ótima disputa de novos pilotos, início da temporada 2024 mostra renovação na categoria
Oscar Moraes levou as duas primeiras corridas da temporada 2024 da F1600 em Interlagos | foto: Humberto da Silva – baixar em alta resolução
Igor Costa marcou a pole position e pode ser um nome forte durante o ano na divisão SUPER | foto: Humberto da Silva – baixar em alta resolução
Com novas cores e em casa nova, Lélio Assumpção saiu de Interlagos na vice-liderança do campeonato | Foto: Everton Eifert – baixar em alta resolução
A temporada 2024 da Fórmula 1600 começou com um ar de renovação, seja no grid e nos nomes que foram destaque nessa primeira etapa que aconteceu no mesmo evento do GP Cidade de São Paulo 1000 Milhas no Autódromo de Interlagos (26 e 27/01).
No primeiro treino livre realizado com pista molhada, Lélio Assumpção que fez sua estreia pelo time Alfia Racing foi o mais rápido; vice-campeão em 2023 na divisão Super pela Juka Motors, Marcel Fachini liderou o segundo treino livre já com pista seca, mas viu de perto nomes diferentes: Lucas Freitas que foi o campeão da última temporada e nessa etapa foi convidado a dividir o carro #13 com Eduardo Imamura na San Race apareceu apenas na 6ª colocação na geral.
O classificatório que definiu o grid de largada aconteceu no sábado (27) pela manhã, e a pole position ficou com Igor Costa (ART Racing), que faz sua estreia com um novo carro, deixando o tradicional amarelo para usar as cores branco e azul, com o tempo de 1min54s648.
A segunda colocação ficou com Oscar Mares (Gara Competition), 0s208 atrás do pole position, trazendo contigo Marcel Fachini, Alan Synthes que fez sua estreia pela equipe Della Barba Racing e Lucas Freitas fechando o TOP5.
Na divisão MASTER, Alexandre Bonilha (Juka Motors) foi o mais rápido, enquanto na LIGHT o piloto da Fênix, João Pedro Morato levou a melhor.
A corrida 1 aconteceu com pista seca, e apesar de novos nomes, equipes e cores diferentes, as disputas na categoria continuam emocionantes. Oscar Moraes até tentou se desprender do pelotão mantendo-se entre os ponteiros desde o início, mas não teve vida fácil.
Nas últimas voltas viu Lélio Assumpção que marcou a volta mais rápida da prova chegar com muita vontade, mas conseguiu se posicionar melhor para levar a primeira vitória da temporada 2024, com Assumpção em segundo (0s331 atrás) e Felipe Klemann (Cowboy Racing).
Se na divisão SUPER a diferença entre os dois primeiros colocados foi de 0s331, na LIGHT foi necessário conferir na cronometragem, já que Morato venceu por apenas 0s049 de vantagem em relação a Vinicius Zanuto (Juka Motors); Henrique Augusto que fez sua estreia pela ART Racing começou muito bem subindo ao pódio na sua primeira corrida. Na MASTER a vitória ficou com Daniel Almeida (Fênix), seguido por Eduardo Vale (Juka Motors) e o campeão de 2023, Rogério Teixeira (ART Racing).
Poucas horas depois aconteceu a corrida 2, porém faltando pouco mais de 40 minutos para o início da corrida uma forte chuva atingiu o Autódromo de Interlagos provocando inclusive atraso no início da prova e obrigando a largada a acontecer atrás do Safety Car.
Com pista molhada os pilotos deram um novo show de habilidade sem perder a emoção das disputas. Apesar de estreante na categoria, Alan Synthes é um piloto com muita experiência no kart e em outras categorias, e mostrou toda sua habilidade na pista molhada: saindo do fundo do grid devido a não terminar a primeira corrida do final de semana, o piloto teve uma incrível escalada e já aparecia entre os cinco primeiros depois de seis voltas.
Largando na primeira colocação, Oscar Moraes manteve-se à frente, trocando constantemente de posição com Lélio Assumpção que mostrou muita habilidade em pista molhada durante todo o final de semana.
A partir da 9ª volta de 12 previstas para o término, Synthes, Moraes e Assumpção mostravam-se com apetite para a vitória, se alternando na liderança na tradicional briga de vácuo produzido pelos carros da categoria.
Em uma chegada lado a lado, Synthes passou com apenas 0s075 de vantagem sob Moraes, mas não levou a vitória: o piloto foi punido e teve o acréscimo de 20 segundos no seu tempo devido a uma ultrapassagem em procedimento de Safety car anotada pelos comissários desportivos, caindo para a 10ª colocação na geral.
Com isso nova vitória de Moraes, com Assumpção em segundo e Fachini em terceiro na categoria SUPER.
Se na primeira corrida Zanuto perdeu por muito pouco, nessa segunda o piloto conquistou a primeira vitória na divisão LIGHT com louvor, cruzando a linha de chegada 23s714 à frente de JP Morato; Henrique Augusto repetiu o terceiro lugar no pódio mostrando que pode ser um novo bem forte na categoria na temporada de estreia pela ART Racing.
O experiente Edu Dias levou sua equipe Old Monkey Racing à vitória na divisão MASTER, trazendo Alexandre Bonilha e Guto Mazzoni (Alfia) nas três primeiras colocações.
Nessa etapa a Fórmula 1600 trouxe como uma de suas novidades a transmissão, que além do canal oficial da categoria também passa a acontecer no portal High Speed Brazil, um dos maiores canais de automobilismo do Brasil, aumentando a visibilidade da categoria.
A próxima etapa do Campeonato Paulista de Fórmula 1600 que tem apoio de Biopetróleo Combustíveis, PneuFree.com e Lindoya Original Água Mineral acontece nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro no Autódromo de Interlagos.
F1600 – ETAPA 1 – CORRIDA 1
SUPER
- Oscar Moraes (Gara Competition)
- Lélio Assumpção (Alfia Racing)
- Felipe Klemann (Cowboy Racing)
- Igor Costa (ART Racing)
- Eduardo Imamura / Lucas Freitas (San Race)
- André Nobre (ART Rracing)
Não terminaram:
Marcel Fachini (Juka Motors)
Raphael Zulini (Juka Motors)
Alan Synthes (Della Barba Racing)
LIGHT
- João Pedro Morato (Fênix)
- Vinicius Zanuto (Juka Motors)
- Henrique Augusto (ART Racing)
- Jonatas Vieira (Juka Motors)
- Felipe Guedes (Gara Competition)
- Samuel Damin (ART Racing)
MASTER - Daniel Almeida (Fênix)
- Eduardo Vale (Alfia Racing)
- Rogério Teixeira (ART Racing)
- Alexandre Bonilha (Juka Motors)
- Guto Mazzoni (Alfia Racing)
- Edu Dias (Old Monkey Racing)
F1600 – ETAPA 1 – CORRIDA 2
SUPER
- Oscar Moraes (Gara Competition)
- Lélio Assumpção (Alfia Racing)
- Marcel Fachini (Juka Motors)
- Igor Costa (ART Racing)
- André Nobre (ART Racing)
- Alan Synthes (Della Barba Racing)
- Raphael Zulini (Alfia Racing)
- Eduardo Imamura / Lucas Freitas (San Race)
Não terminou:
Felipe Lemann (Cowboy Racing)
LIGHT
- Vinicius Zanuto (Juka Motors)
- João Pedro Morato (Fênix)
- Henrique Augusto (ART Racing)
- Jonatas Vieira (Juka Motors)
- Samuel Damin (ART Racing)
Não terminou:
Felipe Guedes (Gara Competition)
MASTER
- Edu Dias (Old Monkey Racing)
- Alexandre Bonilha (Juka Motors)
- Guto Mazzoni (Alfia Racing)
- Daniel Almeida (Fênix)
- Eduado Vale (Alfia Racing)
Não terminou:
Rogério Teixeira (ART Racing)
Acompanhe todas as informações da F1600 no site oficial da categoria em www.f1600.com.br ou através das redes sociais Instagram (@f1600brasil), Facebook (f1600brasil) e todas as corridas e curiosidades sobre a maior categoria do Brasil no Youtube (f1600brasil).
CALENDÁRIO – F1600 – 2024
1ª etapa – 25, 26 e 27/01 – Interlagos (SP)
2ª etapa – 23, 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
3ª etapa – 12, 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
4ª etapa – 03, 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
5ª etapa – 24, 25 e 26/05 – Interlagos (SP)
6ª etapa – 21, 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
7ª etapa – 19, 20 e 21/07 – Interlagos (SP)
8ª etapa – 06, 07 e 08/09 – Interlagos (SP)
9ª etapa – 11, 12 e 13/12 – Goiânia (GO)
10 etapa – 20, 21 e 22/12 – Interlagos (SP)
Fotos: Everton Eifert